Gostaria de começar este post, citando William Edwards Deming:

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia”.

Só isso já é motivo suficiente para ter um ambiente de TI, por menor que seja, monitorado por um NOC.
Mas vamos, primeiro, entender melhor o que pode ser definido, medido e controlado pelo NOC e depois como esse controle auxilia as empresas a crescerem e controlar os investimentos na área de tecnologia e consequentemente estender tais benefícios por as áreas da empresa.

No geral é possível medir a saúde dos servidores (uso de processador, uso de memória, uso de HD, uso de rede), também o uso de links de INTERNET, uso de bancos de dados, aplicativos e muito mais.
Todas essas informações podem se transformar em monitoramento de PROCESSOS, por exemplo: processo de emissão de nota fiscal. O NOC irá alertar situações fora do padrão na infraestrutura e também em processos.

Agora que sabemos basicamente o que um NOC faz não é difícil de entender como as empresas podem se beneficiar dessas informações. Algumas são bem óbvias outras nem tanto. Vamos falar de algumas.

MAIOR EFICIÊNCIA NO PLANEJAMENTO DE INVESTIMENTO:

O NOC é um grande aliado no orçamento de TIC das empresas, uma vez que é possível realizar análise de tendência do uso do equipamento e prever com bastante exatidão quando será necessário o investimento em novos equipamentos evitando a compra não programada o que, geralmente, acarreta em pagar mais caro, ou mesmo investir errado.

EVITAR PARADAS NÃO PROGRAMADAS:

Quanto dinheiro a empresa perde com sistemas de TIC parados? Pode ser pouco, muito…  mas perde e perder dinheiro é sempre prejudicial. O NOC irá informar instantaneamente qualquer anormalidade no ambiente e a área técnica poderá realizar ajustes que evitem paradas inesperadas, mesmo em finais de semana e feriados.

MINIMIZAR PROBLEMAS DE PERFORMANCE

Um link de INTERNET lento, um servidor que não responde adequadamente ou um problema de segurança. Todas essas situações irão trazer problemas de performance para o ambiente de TIC e consequentemente para os negócios da empresa. Com o NOC a área técnica irá reagir muito mais rapidamente a esses problemas.

É claro que existem muitos outros benefícios com a implantação de um NOC, mas vamos nos ater a esses. E como as empresas de pequeno e médio porte se beneficiam? ECONOMIZANDO DINHEIRO, é claro!!!!

Prever com antecedência o investimento ajuda no fluxo de caixa e a pagar menos por equipamentos e acessórios. Evitar problemas de performance e paradas inesperadas é vital para o dia a dia das empresas.

Não deixe de implantar um NOC. O retorno do investimento é rápido e a área técnica terá muito mais tempo para se dedicar a estratégia e menos no operacional.

Estamos aptos a implantar um NOC de acordo com a demanda e necessidade da sua empresa. Nem mais, nem menos, mas o essencial, para que a ferramenta de forma eficiente possa auxiliar na tomada de decisões em recursos e investimentos de TIC, como também prevê e reduzir o risco de paralisações nas operações diárias da sua empresa.