Não precisamos falar aqui da importância e obrigatoriedade dos sistemas primários de backup, pois é inadmissível qualquer corporação ou empresa, por menor que seja, que não tenha um sistema robusto e automatizado de backup, isso é básico, e como disse, obrigatório.

Assim, vamos falar dos sistemas secundários de backup, que são a cópia da cópia, que devem ser gravados em arquivos cumulativos de recuperação, em infraestrutura totalmente separada e obviamente com a possibilidade de recuperação de dias ou semanas anteriores.

Sua aplicação e necessidade esta relacionada  a prevenção de incidentes como incêndios, desmoronamentos, desastres naturais como enchentes, alagamentos, vendavais, eventos como roubo, furto e mais recentemente podemos incluir os ataques de RAMSONWARE, que como foi criado com intuito de pedir “resgate” dos dados, não só afeta os dados, mas também através de seu algorítimo mapeia os binários de backup e realiza a criptografia nos mesmos, justamente para comprometer seus “pares” e com isso,  não haja possibilidade de recuperação.

Backup é algo sim, que tem alto custo de implementação e falando aqui em mais uma rotina secundária de backup, pode parecer exagero, mas não é. Infelizmente muitos administradores e empresários não dão o devido valor e atenção a esta necessidade e só se dão conta da sua importância em situações extremas que pode ter um custo desastroso pala sua ausência, muito maior até do que sua implementação.

Assim, é fortemente recomendável a implantação de um sistema secundário de backup. Se sua empresa ainda não possui, entre em contato imediatamente conosco para que possamos apresentar uma solução de acordo com a sua necessidade.

 

Classificado como: