Apesar dos casos descobertos em um curto período de tempo, o especialista em segurança da Avast Luis Corrons entende que as vulnerabilidades não foram tantas, em comparação a outros casos conhecidos.

“Sobre as brechas de segurança, eu não diria que eles tiveram tantas assim.”
Além disso, houve uma rapidez nas ações por parte da empresa para uma correção dos problemas.
Segundo Corrons, tamanha agilidade em fornecer uma solução de segurança nunca foi vista antes.

“Eu nunca tinha visto uma companhia que foi capaz de reagir tão rápido e de uma forma tão clara.
Eles reconheceram todos os erros que cometeram. Na maioria dos casos, quando uma empresa tem falha na segurança ou algum problema, as reações humanas nelas são de uma forma mais defensiva, como: “Ok, isso não é necessariamente um problema para os usuário…”. No entanto, neste caso, foi completamente o oposto. Eles tiveram conhecimento, consertaram os erros, congelaram completamente o desenvolvimento de testes futuros e pararam a adição de novos recursos. E o único trabalho que iam fazer agora é aprimorar a privacidade e a segurança dos produtos.”

O especialista ressalta que não apenas falaram isso, mas fizeram uma programação de 90 dias para atualizar a ferramenta com as novidades de segurança, tornando o produto estável e seguro, e o mantendo um dos lideres do mercado em sua categoria.

“Eles não estavam pensando em segurança quando começaram, eu acredito. O mesmo acontece para a maioria dos serviços. Nós também temos que entender o contexto das companhias. Ela tem mais de 10 milhões de usuários. Quando a pandemia veio, decidiu abrir seus recursos de graça para o mundo. E saltaram para 200 milhões de usuários. Provavelmente, a segurança não estava em primeiro lugar quando desenvolveram o app. Mas há muitas coisas que devemos levar em consideração.”

Luis Corrons
Security Specialist da Avast