Empresas em vários países foram alvo de mais um grande ataque cibernético nesta terça-feira (27/06/2017).
Quem tentou sacar dinheiro de caixas eletrônicos na Ucrânia foi saudado com uma mensagem dos hackers, exigindo o equivalente a R$ 1 mil para ter acesso à conta bancária.
Lá o vírus se espalhou tanto que já é considerado o pior ataque cibernético da história do país.
Até a usina nuclear desativada de Chernobyl foi atingida. Os testes de radiação, que são constantemente realizados de forma eletrônica, estavam sendo feitos manualmente.
O site e o painel de voos do aeroporto da capital, Kiev, saíram do ar e dezenas de voos atrasaram.
Os ataques se alastraram também pela Rússia, Noruega, Romênia, Espanha, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos.
O Departamento de Segurança Interna americano está monitorando a ameaça. Nos Estados Unidos, pelo menos duas empresas – uma do setor farmacêutico e um escritório de advocacia multinacional – declararam ter sido alvo dos hackers.
Há pouco mais de um mês, o vírus WannaCry atingiu mais de 230 mil computadores em 150 países. Especialistas veem semelhanças entre o ataque de maio e o desta terça. Nos dois casos, criminosos sequestram dados digitais e pediram resgate.
Em maio, a rede de computadores dos hospitais públicos ingleses foi derrubada. Nesta terça, foi a vez do vírus Petya paralisar as oito unidades do Hospital de Câncer de Barretos, espalhadas pelo Brasil.
Aqui no Brasil, oficialmente até o momento somente unidades do Hospital de Câncer de Barretos foram atingidas por este novo ataque.
Fonte portal G1.
Estamos monitorando a ação, e acompanhando os boletins de segurança em tempo real de divulgação. Aparentemente o método de propagação é o mesmo do Wanna Cry, tendo como alvo servidores com sistema operacionais desatualizados pelo método de infecção direta, ou por execução de arquivos “válidos”, mas com encapsulamento do vírus no mesmo, em repositório em nuvem, como Dropbox, One Drive, My Space entre outros. Além do envio por e-mail e por “Engenharia Social”. Os arquivos podem ser de imagens, vídeo, PDF, entre outros.
Mais uma vez, chamamos atenção para a correta observação da PSI (Política de Segurança da informação), da sua empresa e em caso de qualquer anomalia observada, entrar em contato com nossa central de help-desk ou nossa central de emergências, sendo em horário após o expediente normal.
Equipe de Infra e
Gestão Tecnologia da Informação