O STJ (Superior Tribunal de Justiça) confirmou que sofreu um ataque de ransomware que criptografou dados e obrigou a suspensão das atividades por uma semana.
O nome do RANSOMWARE em questão, é o  RansomExx, ou Ransom X, que vem fazendo vítimas nos EUA desde maio, incluindo uma fabricante de armas laser e uma das maiores empresas de software governamental.

A primeira grande vítima divulgada do RansomExx foi o Departamento de Transporte do Texas (TxDOT), em maio deste ano. O órgão não deu muitos detalhes, dizendo apenas que detectou um acesso não-autorizado à rede “em um evento de ransomware”.

Em setembro, tivemos dois casos notáveis. Os sistemas da IPG Photonics foram derrubados no mundo inteiro, afetando o e-mail corporativo, telefones e acesso à rede; a empresa desenvolve lasers para uso médico e industrial, além de canhões laser para as forças armadas dos EUA.

No mesmo mês, o RansomExx pegou a Tyler Technologies, uma das maiores desenvolvedoras de software para o setor público, que fornece serviços de TI para governos em diversos locais dos EUA. Ela pagou um valor não-revelado para descriptografar os arquivos recuperar acesso aos seus sistemas internos.

O que é RANSOMWARE?  Clique aqui e entenda melhor.