Quando um programa é desenvolvido, seus criadores escolhem um tipo de licença de uso para esse software. E se você pensa que o universo de licenças de uso se limita a gratuito ou não, está enganado. Os programas podem ser definidos como freeware, shareware, adware ou open source. Veja as diferenças de cada um deles.

Freeware:
É o mesmo que gratuito. Sua utilização não necessita de cobrança e todas as funções do programa podem ser acessadas pelo usuário, sem nenhum tipo de restrição. O tempo de uso pelo usuário nesse tipo de licença também não possui restrições.

Shareware:
No padrão shareware, o software possui algumas limitações de relação ao acesso de funcionalidades ou limite de tempo de utilização, geralmente contado em dias, a partir do momento que o software é instalado. Para ter acesso a essas ferramentas bloqueadas ou usar por tempo indeterminado, o usuário é obrigado a comprar o produto.

Adware:
O formato de comercialização adware consiste em inserir uma publicidade no programa, de forma que o usuário é obrigado a ter contato com aquele anúncio todas as vezes que utiliza o software. A propaganda só é retirada mediante a um pagamento por parte do cliente.
O objetivo da criação deste tipo de licença é esse, no entanto NÃO RECOMENDAMOS a instalação de nenhum software com este tipo de licença, pois embora não sejam malignos por natureza, softwares de publicidade especialmente agressivos podem minar sua segurança apenas para servir anúncios a você, o que pode servir de porta de entrada para vários outros malwares.

Open source:
Os programas open source, além de serem totalmente gratuitos e sem nenhum tipo de restrição aos usuários, possuem o código fonte de programação acoplada a eles. Isso significa que qualquer pessoa pode modificar as funções do software sem a necessidade de nenhum tipo de pagamento aos desenvolvedores.

Por fim, a nossa recomendação final, é que se a PSI (política da segurança da informação) da empresa em que você trabalha permite a instalação de programas diretamente pelos usuários, ou mesmo se não existe uma PSI implantada e o usuário possui direitos administrativos no seu computador, NÃO INSTALE nenhum tipo de software. Acione nossa central de help-desk, explique a necessidade, que o analista de suporte irá lhe auxiliar nessa demanda de forma segura.